Histórico

  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

O grupo Neuro-Sono tem sua origem entre os profissionais atuantes junto à Disciplina de Neurologia da Escola Paulista de Medicina. Embora o sono já fosse motivo de pesquisa há algum tempo naquela Instuição, somente na década de 80, quando o Prof. Ademir Baptista Silva realizou seu estágio de pós-doutorado em Memphis, USA, é que o tema ganhou um corpo sistemático e organizado com foco na Clínica e no Diagnóstico Laboratorial: a polissonografia. No final da década de 80, mais precisamente em 1989, a Disciplina de Neurologia implantava um Ambulatório de Distúrbios do Sono e em suas próprias dependências o Laboratório de Sono, também por iniciativa do Prof. Ademir Baptista Silva.

Nos anos que se seguiram, várias pessoas vieram a ser treinadas na Disciplina de Neurologia, incluindo-se médicos e técnicos, hoje bastante atuantes na área de distúrbios do sono em nosso país.

Em meados da década de 90 o Centro Cochrane do Brasil, dirigido pelo Prof. Alvaro Nagib Atalah, passa a exercer uma influência decisiva sobre a pesquisa clínica em vários ambientes acadêmicos da Escola Paulista de Medicina e de outras Universidades do país. Nos finais da década de 90 o interesse do grupo passa a ser estudos clínicos envolvendo uma ampla gama de profissionais, como acima arrolados. Todo o processo teve início com levantamentos de dados e agregação de outros profissionais da área da saúde, ainda num modelo de suporte às atividades médicas.

Em 2001/2002, após treinamento pós-doutoral no exterior, no The Johns Hopkins Hospital, Baltimore, USA, o Prof. Gilmar Fernandes do Prado, retorna ao Brasil e adota modelo operacional semelhante ao daquele serviço americano, tendo-se dado início a um processo de treinamento clínico interdisciplinar dos integrantes do grupo. Neste período começaram a ser produzidas pesquisas na área de distúrbios do sono, com ênfase na formação de clínicos pesquisadores.

No período de 1999 a 2002 a Profa. Luciane Bizari C. Carvalho realiza seu pós-doutorado junto ao programa de pós-graduação em Medicina Interna e Terapêutica, tendo completado treinamento de um ano na Universidade George Washinton, DC, USA, iniciando intensa atividade na área de Terapia Cognitivo-Comportamental para a insônia.

Para poder coordenar ampla gama de atividades e ações na área do sono, em 2007 foi criada a Associação Neuro-Sono, que é constituída pelos profissionais do grupo Neuro-Sono.

 

 

Pesquisar

Eventos

Dezembro 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Notícias/Avisos

Notícia...

Leia mais...
 

Aviso importante.

 

Leia mais...